Projeto histórico finalizado: sacola de compras de 1935 (mas que pode ser dos anos 1940 ou 1950s também)

by - janeiro 16, 2021


Fiz uma sacola de compras de 1935, mas que também se usava nos anos 1940s e 1950s 😁

Num mundo sem sacolinhas de plástico como você carregaria as coisas do mercado??? 😑😑

Aliás, não apenas sem sacolinhas: sem grandes redes de supermercado, sem estacionamento e sem Uber? Em resumo, num mundo feito de quitandas e mercearias. 

A resposta é: com uma bolsa de pano, ou de lona, com um saco de papel ou uma sacolinha de crochê ❤Não que o mundo fosse assim.....sustentável (até porque este termo acho que nem existia). Mas eram as possibilidades que estavam à mão 😂😂 

Sacolinhas de compras de crochê e algumas até de tricô apareciam com frequência em revistas femininas de meados do século XX. Lá por 2015, elas voltaram à moda, mas muita gente nem pensa que elas podem ser tão antigas!!!

Lá nos anos 1930 e 1940 já eram consideradas resistentes (não rasgavam fácil) e funcionais. Haviam vários modelos, em várias cores e materiais.

Sacolas de compras dos anos 1940s
Sacolas de compras de crochê dos anos 1940s.
Fonte: Cinnnamon Cinders (Etsy)


A foto abaixo, de 1942, é de uma porpaganda da confecção inglesa Berkeley Utilities, que na ocasião estava fabricando vestidos já dentro dos padrões de racionamento vigentes por lá durante a Segunda Guerra Mundial. 

Veja que a moça de rosa usa uma clutch na mão direita e uma sacola de compras de crochê na mão esquerda. O uso destes objetos em fotos relacionadas ao traje feminino do dia-a-dia, num momento em que luxos e coisas fora da casinha não se justificavam, pode indicar como estas sacolas eram populares no cotidiano. 

Vestidos utilitários de 1942
1942: propaganda de vestidos da Berkely Utilities, onde a sacola de compras é vista como acessório

A minha reprodução foi feita a partir de uma receita francesa de 1935, apresentada na revista Les Tricots. Essa revista foi um achado de verdade, num sebo de Minas Gerais, e era importada para o Brasil já naquela época. 

Gosto muito das ilustrações da receita, que mostram uma mulher bem classuda e formal, totalmente de acordo com 1935, usando uma bolsa à primeira vista tão simples.
1935: as ilustrações da receita mostram uma mulher, vestida com um costume e gola de pele e
portando a bolsa de compras de crochê.


Voltando a falar da bolsa, foi feita com o material mais próximo ao sugerido (algodão perlé na cor preta). Mas não bastando, fiz duas! Uma na cor creme também. 

Sacola aberta, sacola fechada e a revista de onde veio a receita
Sacola aberta, sacola fechada e a revista de onde veio a receita

Elas têm um compartimento para se "autoguardar" em uma bolinha, ocupando pouco espaço na bolsa "de sair". A forma de fazer isso é fazendo duas vezes o fundo redondo, e unir a metade de cada um com uma costura. A partir daí, é só ir fazendo os arcos de crochê. Realmente não tem mistério!

Isso me faz pensar como o design dos anos 1930 era inteligente e funcional. Algo que fosse usado no dia-a-dia não deveria ser um estorvo e, além disso, deveria ser atraente para combinar com roupas mais simples ou com roupas mais formais. Lindo. 

Sacola de compras fechada para guardar
Sacola de compras fechada para guardar

Gostei também do fato delas combinarem com a moda atual também, então não destoam do jeans e camiseta e acabam sendo  úteis. 

Tenho uma sacola grande com umas 150 sacolas de plástico e não aguento mais esse oceano! kkkk  por mais que eu gaste usando para o lixo, é sacola que dá pra uns seis meses! Está aí um motivo para reduzir o uso: simplesmente não preciso de tantas delas. E você, também tem este estoque sem fim?  
Sacola de compras de crochê
Uma das sacolas aberta e com objetos.


Se tinha no Brasil??? Tinha sim. Se não tivesse, não havia como ir ao supermercado 😆

A foto abaixo mostra uma parecida, publicada na Revista da Semana em 30/11/1940  e disponível na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional Brasileira. Na Revista Tricô e Crochê tem algumas, mas agora tô sem tempo de procurar 😆 Então, coloco ela aqui para que você possa fazer a sua 😆. 

Receita de sacola de compras



Pronto, agora você pode fazer a sua sacola reutilizável vintage e aumentar suas possibilidades de figurino dentro do estilo. Espero que tenham gostado!

You May Also Like

2 comentários

  1. Adorei. Quero fazer uma pra quando puder voltar a passear e ir na feira.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Você pode enviar o passo a passo para confecção da bolsa/sacola?

    ResponderExcluir

Instagram

- Todos os direitos reservados a Katiúcia de Sousa Silva - Por favor, não copiar o conteúdo desta página sem mencionar a autoria.